skip to Main Content

Ser mãe é estar a serviço da vida

E aí você se tornou mãe e ganhou um novo propósito: cuidar da vida.

Dizem os neurocientista que ter um propósito para além de interesses egoístas, nos faz mais felizes. Ora, que propósito menos egoísta pode haver do que criar outro ser humano, com toda a dedicação, entrega e resiliência que isso implica?

Deveríamos ser as pessoas mais felizes do mundo!

Acontece que ter um propósito sem conseguir realizá-lo a contento gera frustração. E, boa parte da vida de mãe é frustrante, verdade seja dita. Porque não temos as condições para cumprir nosso propósito verdadeiramente – por falta de rede de apoio, por falta de políticas públicas que prezem pela maternidade e pela infância, por falta de informação de qualidade, entre outras faltas que evidenciam que “cuidar da vida” não é prioridade em nossa sociedade patriarcal.

Maternidade consciente

Foto: Brenna Codonio.

Nem por isso deixamos de cuidar. Ao contrário, tentamos fazer o melhor com as condições que temos no momento. Tentamos seguir nosso propósito.

Mas, sabe, cuidar da vida vai além de cuidar dos próprios filhos. Porque não adianta só cuidar “do que é seu” e esquecer que estamos interligados, esquecer que a nossa interdependência pede um cuidado maior, um cuidado coletivo para que A Vida se preserve.

Nunca, em nossa geração, isso ficou tão evidente quanto neste momento que estamos vivendo.

Cabe a nós, “pessoas comuns”, cuidarmos umas das outras. Sim, cuidando de nós mesmas, cuidando de nossos filhos, mas com a consciência de que disso também depende a vida de outras mães, de outras crianças. E, por ter essa consciência, cabe a nós fazer nossa parte para que outras pessoas também se conscientizem. É só na cooperação que a vida floresce.

Sejamos a mudança. Estejamos realmente a serviço da vida, para além de interesses pessoais.

Se puder, fique em casa. Se sair, use máscara. Se tiver alguma influência, use-a para conscientizar as pessoas. A vida agradece.

Texto: Maristela Lima – sempre que compartilhar, mantenha a autoria e contribua ao trabalho desta mãe que vos escreve.

——–

As próximas turmas de Mentoria Materna Online Cultivando Cuidado começam na próxima semana! Vem com a gente nesta potente rede de apoio à serviço das relações humanas! Venha aprender como a Comunicação Não Violenta pode nos apoiar a realmente cuidar do que importa! Clique aqui para saber mais e vamos juntas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
WhatsApp Falar com Cultivando Cuidado <3