Você é uma mãe incrível
Você é incrível!
Você que pariu em casa. Você que pariu na maternidade com anestesia. Você que teve cesárea eletiva.
Você que “ainda” amamenta sua cria aos 3 anos. Você que deu fórmula desde o início.
Você que que deixou tudo para ficar em casa “só com os filhos”. Você que saiu pra trabalhar assim que possível, passando o dia inteiro fora.
Você que fez todos os cursos, assistiu todas as palestras, foi a todas as rodas de conversa, leu todos os artigos e livros para “aprender” a ser mãe. Você que apenas seguiu sua intuição.
Você que brigou com toda a família para educar da forma que acredita ser a melhor. Você que testou todas as dicas e ouviu todas as opiniões.
Você que esqueceu de si mesma e se diluiu no papel de mãe. Você que colocou seus filhos na escolinha em tempo integral.
Você que esqueceu o marido, as amigas, os familiares. Você que se desdobrou para agradar a todos.
Você que mudou seus hábitos alimentares, sua forma de pensar e de falar, seu olhar para o mundo e para a vida. Você que acha que continua a mesma.
Você que foi tantas vezes julgada, inclusive por outras mães. Você que tantas vezes julgou outras mães.
Você que sentiu raiva, culpa, tristeza, solidão e desespero. Você que fingiu que estes sentimentos não existiam.
Você que se virou do avesso e ainda está em busca de si mesma e de seu novo lugar no mundo. Você que teve todo apoio para continuar sem se perder demais.
Você que se culpou por achar que não é uma boa mãe. Você que assumiu que é humana e que todos somos perfeitas nas nossas imperfeições.
Eu honro você. Eu aceito você. Eu agradeço a você por ser exatamente como você é. Eu confio em você. Eu sei que, assim como eu, você está fazendo o melhor que consegue fazer com as condições que você teve e tem neste momento.
Você pode não ter sido a melhor mãe do mundo aos olhos dos outros – e talvez nem mesmo aos seus. Mas para suas crianças, você é a melhor mãe que existe.
Que isso motive a ser a melhor mãe para si mesma.
Aceite-se. Acolha-se. Ame-se. Você merece toda gratidão e reconhecimento, pois confio que você está em busca de ser sua melhor versão e fazer o seu melhor para os filhos e para o mundo. Sempre. Por tentativa e erro, sim. Porque você, assim como eu e todas as mães aqui neste pequeno planeta, somos humanas.
Continuemos praticando a empatia, a sororidade, a re-humanização. Por nós todas. E por nossas crianças.
Com amor e gratidão,
Maris.
__________________________
Todos os textos da sessão “Escrito à Mãe” do site cultivandocuidado.com bem como os textos do perfil no Instagram @cultivandocuidado são de autoria de Maristela Lima. Se estas reflexões fazem sentido para você, talvez elas sirvam também para suas amigas mães. Compartilhe com elas o link deste artigo e sempre cite a autoria. Assim, você valoriza e apoia o trabalho de uma mãe que escreve, contribuindo para que mais mulheres se beneficiem e me motivando para que eu continue a oferecer às mães conteúdos importantes, gratuitos e de qualidade.
Entre mães, precisamos no apoiar.
Com amor e gratidão,
Maris.