Olá! Eu sou a Maris. Sou escritora, palestrante, mentora de mães e mãe do Gael e da Amarilis. E estou aqui para te dizer o seguinte: assim como eu, antes de ser mãe, você é humana.
Sim, eu também me esqueci desta parte quando meu primeiro filho nasceu. Também achei que podia “dar conta de tudo” e que devia priorizar sempre as crianças. Até perceber que era justamente isso o que me afastava de ser a mãe que eu gostaria – e, de ser a tal da mudança que eu queria ver no mundo.
Porque, sabe, você só será uma boa mãe quando for boa para si mesma.
Foi aí que voltei a cuidar de mim: quando percebi que autocuidado não é egoísmo, é maturidade. Porque é preciso cuidar das próprias emoções para transformar suas relações. E eu, que já me enredava pelas tramas do tecido fino das relações humanas desde a descoberta da Comunicação Não-Violenta, em 2010, decidi trazer minhas experiências e conhecimentos desta abordagem não apenas para a minha vida de mãe, mas também para apoiar outras mulheres a lembrarem que não há um verdadeiro cuidar do outro sem o cuidar de si – assim como não há autocuidado efetivo sem um cuidado coletivo.
Cuidar de si não é egoísmo: é maturidade.
E assim criei meu trabalho autoral com e para mulheres mães: partindo da abordagem da Comunicação Não-Violenta para apoiar a criação de relações mãe/criança em que ambos tenham seus sentimentos e necessidades vistas e respeitadas. Não apenas para que você fortaleça os vínculos familiares, eduque com amor e diálogo e tenha conexões verdadeiras com quem você ama. Mas sobretudo para que você se ame e resgate o protagonismo de sua própria história. Pois, se é preciso expandir a empatia em nossas relações, é igualmente importante ser assertiva para estabelecer limites e cuidar de seu próprio bem-estar.
Desenvolver a inteligência emocional e relacional é parte fundamental deste processo. Por isso, ao longo dos últimos 12 anos, além da CNV, venho unindo outros saberes e conhecimentos, através de estudos de educação parental, especialização em Neurociência e Comportamento, além de diversos mergulhos em processos de autoconhecimento que agrego a este trabalho.
Desejo que meus livros e cursos possam te apoiar em seu processo de se tornar a protagonista de sua maternagem e a autora de sua própria vida, expandindo seu amor em ação – para que você também caiba nele.
Porque você merece. Grife isso em seu coração.